Projeto Sócrates

Tópicos para os Trabalhos dos Alunos


O trabalho, a ser realizado para completar a disciplina, consistirá de aprender o suficiente sobre um tópico para conceber, escrever e entregar uma sequência de tarefas que sirva para guiar um aluno no aprendizado, no estilo, tamanho e espírito das apostilas da disciplina.

Segue abaixo a lista de tópicos sugeridos para os trabalhos, mas eles não são obrigatórios, pode-se sugerir outros, que devem ser comunicados ao professor para aprovação. Os trabalhos devem ser elaborados até o final do semestre. Eles devem ser entregues por email em formato LaTeX.

  1. Editando arquivos ASCII com o vi.
  2. Editando com e customizando o jed.
  3. Uso avançado do LaTeX: outros formatos e cor.
  4. Uso do sistema de janelas em rede X11.
  5. Uso do sistema de desktops virtuais VNC.
  6. Interfaces de correio eletrônico: pine, xmailtool, mutt, elm e mailx.
  7. Uso do programa tar e backups em arquivos e disquete.
  8. Uso do programa sed para a edição automatizada de arquivos.
  9. Páginas avançadas de HTML, com frames e style sheets.
  10. Criação de formulários e programação cgi-bin.
  11. Submissão e controle de jobs com at e renice.
  12. Programação em shell scripts de tcsh.
  13. Programação em shell scripts de bash.
  14. Programação em shell scripts de awk.
  15. Programação em shell scripts de perl.
  16. Criação e administração de listas de email com o qmail e o ezmlm.
  17. Uso e configuração do ezmlm e do mhonarc para arquivamento na WWW.
  18. Uso do make para automatização de programas em Fortran.
  19. Uso do make para automatização de programas em C.
  20. Uso do make para automatização de programas em Pascal.
  21. Automatização de tarefas com o programa cron.
  22. Customização do sistema de janelas fvwm2.
  23. Manipulação de som com os comandos gom e sox.
  24. Edição de som com os aplicativos mxv e xwave.
  25. Edição de imagens com os programas xpaint e xv.
  26. Criação de imagens com os programas xpaint e gimp.
  27. Uso do programa xfig para a criação de figuras.
  28. Criação e formatação de gráficos 2D com o xmgr.
  29. Criação e formatação de gráficos 2D com o gnuplot.
  30. Criação e formatação de gráficos 3D com o gnuplot.
  31. Criação de projetos técnicos 2D com o qcad.
  32. Uso básico do banco de dados mysql.
  33. Uso básico do banco de dados postgres.
  34. Uso do sistema RCS de controle de desenvolvimento de código.
  35. Uso do sistema CVS de controle de desenvolvimento de código.
  36. Controle de segurança do sistema pelo usuário.
  37. Compilando o kernel do Linux.
  38. Uso dos sistemas de informação man, xman, info.
  39. Uso dos file managers xfilemanager, kfm.
  40. Uso das planilhas gnumeric, xspread, sc, oleo e xwing.
  41. Uso do administrador de sessões xsm.
  42. Criação de animações 2D com o gimp.
  43. Uso do aplicativo de realidade virtual 3D moonlinght.
  44. Manipulação de arquivos MIDI.
  45. Customização do editor emacs.
  46. Macros de teclado e edição automática com o emacs.
  47. Uso do pacote AUCTeX para edição de LaTeX com o emacs.
  48. Customização de ambiente de usuário na tcsh.
  49. Customização de ambiente de usuário na bash.
  50. Um passeio pelos muitos sistemas administração de janelas.
  51. Uso de browsers (modo texto) para navegação na Internet.
  52. Uso de browsers (modo gráfico) para navegação na Internet.
  53. Filtragem de mensagens de email com o Procmail.
  54. Leitura de CDs de musica e compressão mp3.
  55. Uso de encriptação pgp para arquivos e email.
  56. Criação e uso de entradas de mailcap para multimídia.
  57. Processamento de texto no sistema groff (nroff, troff).
  58. Editando arquivos ASCII com o joe.



JLdL 04Apr01