next up previous
Next: Tarefas Up: FMA 215 Aula 3: Previous: Elementos Sintáticos destas Notas


Alguns Elementos Sintáticos Relevantes

A sintaxe básica do sistema é relativamente simples, mas com o tempo vai se complicando e torna-se vasta. Aplicativos e sub-sistemas podem ter as suas próprias sintaxes. Há uma espécie de filosofia geral de como as coisas devem ser, mas não um conjunto muito rígido de regras, pois uma das idéias centrais da coisa toda é manter uma grande flexibilidade. Por enquanto, a pequena lista que segue basta para as coisas mais básicas que precisamos saber de imediato.

Execução de comandos:
para executar um comando, digita-se o seu nome ao terminal, terminando com a tecla ``Enter'' ou ``Return'' do teclado. Não há diferença de procedimento para comandos intrínsecos da shell, demais comandos do sistema, programas e aplicativos. Faz-se sempre a mesma coisa para se iniciar um destes programas ou aplicativos, apesar de que o comportamento de cada um pode ser bem específico e muito diferente do comportamento dos outros.

A diferença entre ``programas'', ``comandos'' e ``aplicativos'' é apenas convencional, todos são programas que o sistema roda. Em geral chamamos de comandos programas relativamente pequenos que fazem uma coisa definida e terminam. São chamados de aplicativos programas maiores, que podem entrar em um relacionamento interativo com o usuário, aceitando dele um conjunto de comandos próprios, internos àquele programa em particular.

<comando>
roda o programa e coloca o resultado na tela, que é o comportamento mais comum dos programas. Muitos programas aceitam ou requerem argumentos, muitas vezes nomes de arquivos.

<comando> > <arquivo>
redireciona o output do comando para dentro de um arquivo, criando o arquivo. É necessário colocar o nome de algum arquivo que ainda não exista no diretório onde se está.

<comando> » <arquivo>
redireciona o output do comando para dentro de um arquivo já existente, colocando-o ao final do arquivo, depois do conteúdo que já estiver lá.

Nomes de arquivos:
o nome completo de um arquivo consiste da sequência de diretórios, sendo cada um deles um sub-diretório do anterior, que é necessário percorrer, a partir da raiz do sistema de arquivos, para chegar até ele. Os diversos diretórios são separados por caracteres / e, ao final, temos o nome do arquivo em si. Arquivos também têm nomes relativos, trata-se da mesma coisa mas começando de algum outro ponto do sistema de arquivos.

/<diretório>/$\cdots$/<diretório>/<arquivo>
nome ou path absoluto de um arquivo, ou seja, começando na raiz do sistema de arquivos.

<diretório>/$\cdots$/<diretório>/<arquivo>
nome ou path de um arquivo relativamente ao diretório onde você está, ou seja, começando num sub-diretório do diretório onde você está.


next up previous
Next: Tarefas Up: FMA 215 Aula 3: Previous: Elementos Sintáticos destas Notas