next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 13: Previous: Tarefas

Problemas e Dicas

  1. Escreva um programa chamado getzip para fazer o inverso do putzip, ou seja, recuperar do backup todos os conteúdos de um determinado diretório. Tome todos os cuidados necessários e tente prever todos os possíveis erros. Em particular, tome cuidado com a possibilidade de sobrescrever acidentalmente arquivos que já existam em sua conta. Neste caso pode ser uma boa idéia não usar a opção -f do comando cp. O que se pode fazer em vez disso?

  2. Considere o comando e2label, que permite colocar e ler labels em um filesystem ext2, leia as suas páginas de manual. Note que, uma vez colocados, os labels são visíveis dentro do cfdisk. Usando estes labels você pode ter vários floppies ZIP de backup, cada um para uma finalidade diferente. Além disso, a ausência do label correto pode ser usada para que você não escreva por acidente no floppy errado, possivelmente perdendo dados em algum floppy que não esteja sendo usado para backup e sim para outra coisa. Considere melhorar os seus programas para detectar os labels dos floppies e agir de acordo.

  3. A maior parte dos programas existentes em /etc/init.d/ são scripts de sh, a shell original do sistema, da qual a bash é a descendente moderna. De fato, é a bash que é usada para executar estes scripts, pois ela pode ser chamada também pelo nome de sh, caso em que emula de forma bem próxima a ``Bourne shell'' tradicional. Vá dar uma boa olhada nestes scripts do sistema e veja se você consegue identificar os elementos da linguagem de programação da bash. Será que você consegue traduzir um de seus scripts de tcsh para a linguagem da bash?

  4. Existem alguns scripts de tcsh nos diretórios

    /root/bin/ e /usr/local/cbin/,

    dê uma olhada neles e veja se consegue descobrir suas funções. Deve haver também scripts de Perl e de outras shells nos diretórios

    /usr/bin/ e /usr/lib/cgi-bin/,

    bem como em outros lugares. Usando uma combinação dos comandos find, file e grep você deve ser capaz de achar todos eles. Cace alguns por aí, leia-os e veja se consegue entender a função de scripts variados de várias shells, vamos ver que tipo de coisa as pessoas fazem com scripts de shell!

  5. É possível escrever scripts de shell que atuam em um ``cluster'' de máquinas dentro de uma rede. Naturalmente, as shells remotas rsh ou ssh terão frequentemente um papel a desempenhar neste tipo de script. Considere como escrever scripts a serem executados na sala do Projeto Pró-Aluno, onde existem vários sistemas em rede. Considere possibilidades tais como descobrir quem está rodando que programas em cada uma das máquinas, ou que programas estão consumindo mais recursos dos vários sistemas. Lembre-se de que nem sempre todas as máquinas estão rodando Linux. Imagine meios de controlar os inevitáveis erros devido a este fato.


next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 13: Previous: Tarefas