next up previous
Next: Tarefas Up: Alguns Conceitos Relevantes Previous: Variáveis:

Shell Scripts:

são programas que podemos escrever em arquivos do tipo texto, numa linguagem própria da shell. Estes arquivos são lidos pela shell e os comandos são interpretados e executados por ela. Trata-se de um sistema de programação interpretada, como é típico do BASIC, não compilada, como é típico do Fortran e do C. Se por um lado isto faz com que este tipo de programação seja relativamente lento do ponto de vista da execução, por outro lado isto não é muito importante para as funções a que se destina a maior parte dos programas que são escritos desta forma.

Este tipo de programação tem enormes vantagens para as atividades de programação e gerenciamento do sistema, bem como para muitas funções de interesse para os usuários, envolvendo a manipulação de texto. Ele é extremamente flexível, altamente portável e pode-se escrever os programas com muita rapidez. Não só todas as principais shells que existem (a tcsh e bash são as mais populares) têm linguagens de programação deste tipo, como hoje em dia há várias shells especializadas, que são usadas apenas para escrever programas deste tipo como, por exemplo, a perl e a python.

Na realidade, estes programas, assim como o awk, são melhor descritos como interpretadores de certas linguagens de programação do que como shells, pois não podem ser usadas interativamente para o acesso ao sistema, que é uma das funções básicas das shells.


next up previous
Next: Tarefas Up: Alguns Conceitos Relevantes Previous: Variáveis: