next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 6: Previous: Tarefas

Problemas e Dicas

  1. Ou outro programa apropriado para a manufatura de um aplicativo X11 a partir de um aplicativo para terminal de caracteres é o cliente de mail pine. Este é um programa que você provavelmente já está tentando usar, que permite a leitura e o envio de mensagens de email. Tomando como guia o exemplo do texto, crie uma linha de comando para rodar um pine dentro de um terminal xterm.

  2. Uma das coisas que deixa os usuários iniciantes confusos em relação ao uso do sistema de mail em geral e do pine em particular é que, em geral, as mensagens de mail são recebidas apenas em uma determinada máquina de um conjunto de máquinas que atuam em conjunto numa rede, máquina esta que é denominada de servidor de mail. Em nosso caso, o servidor de mail é o socrates.if.usp.br. O usuário faz um login em alguma outra máquina, executa o pine e descobre que não há nenhuma mensagem recebida. Na realidade, há, mas elas estão no servidor de mail.

    Há formas mais estruturadas de resolver este problema, mas por enquanto vamos tentar inventar uma linha de comando que rode o pine sempre na máquina correta, mesmo se ele for executada em alguma outra máquina. Para isto, tente dar uma olhada no comando rsh, que serve para executar um comando numa máquina remota. Combine os elementos de tal forma que este comando seja executado dentro de um xterm, com a consequência de que ele subsequentemente execute o pine no socrates. Esta é uma combinação muito útil, que poderíamos no futuro associar a um botão do sistema de janelas, criando assim uma forma conveniente de ler o mail.

  3. Você consegue imaginar onde os programas ps e top vão buscar todas as informações que eles nos mostram? Dê uma boa passeada pelo filesystem virtual que está montado em /proc e dê uma boa olhada por lá para ver se dá para compreender a natureza do conteúdo dos arquivos que existem lá. Este filesystem virtual é, na realidade, um dispositivo através do qual podemos ver (e, às vezes, mudar, desde que se tenha autorização de root) as tabelas internas de dados do kernel.

  4. Se você sabe um pouco de programação na linguagem C, escreva um pequeno programa chamado upcase.c para ler caracteres do canal padrão de entrada stdin (use para isto a função getchar()) e escrever caracteres no canal padrão de saída stdout (usando a função putchar), de tal forma que todos os caracteres que correspondem às letras sejam transformados em caracteres maiúsculos, independentemente de entrarem como minúsculos ou maiúsculos. Não se esqueça de incluir a cedilha e todas as letras acentuadas.

    Use este programa numa pipeline junto com os comandos cat e more para transformar em maiúsculas todo o conteúdo do arquivo fonte desta apostila ou de algum outro arquivo de texto. Escreva outro programa chamado downcase.c para fazer o inverso. Se você não sabe nada de C mas conhece alguma outra linguagem de programação, use-a, seja ela compilada ou interpretada.


next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 6: Previous: Tarefas