next up previous
Up: FMA 215 Aula 5: Previous: Uma Lista de Comandos

Arquivos de Configuração

Como vimos nesta apostila, sistema X11 é um sistema complexo, composto de muitos elementos diferentes. O sistema todo é altamente configurável por parte do usuário, devido ao fato de que cada um destes elementos é individualmente configurável. Existem vários mecanismos diferentes pelos quais se pode configurar os aplicativos e sub-sistemas do sistema X11. Alguns destes mecanismos são globais, estabelecendo defaults que estarão valendo para todas as instâncias de um determinado aplicativo. Outros se aplicam apenas a uma determinada janela ou a um aplicativo que é iniciado de uma determinada forma.

Aos poucos você irá aprendendo a configurar os diversos aspectos do sistema de janelas, por ora vamos apenas mencionar alguns dos arquivos e métodos de configuração mais básicos. Uma das formas de configuração consiste do uso de opções ao se executar os comandos, com os quais você pode escolher cores, fontes e tamanhos; através da definição de aliases da shell registrados de forma permanente nos arquivos de inicialização da shell você pode tornar suas escolhas permanentes, automaticamente implementadas em todas as suas sessões X11.

A entrada na sua sessão X11 pode ser controlada através de um arquivos de inicialização chamado .xsession que deve ser colocado na raiz da sua conta. Este arquivo deve ser escrito na forma de um ``script'' de shell, pois ele será executado para você pelo sistema toda vez que você entrar em uma sessão X11. O arquivo deve ser executável, ou seja, ter as autorizações de execução ligadas. Veremos como escrever scripts de shell mais adiante, por ora basta dizer que basicamente trata-se de uma lista de comandos, um por linha, a serem executados pela shell.

Através deste sistema você pode controlar que janelas e aplicativos são iniciados em sua sessão X11, incluindo sub-sistemas como o administrador de janelas. Você também pode ajustar neste arquivo as características do teclado, do beeper e do mouse, como fizemos durante esta aula. Como trata-de de um arquivo escrito na linguagem de programação de uma shell (pode ser qualquer shell), é possível fazer configurações condicionais, dependentes por exemplo do nome do sistema no qual se está entrando, ou das características do monitor que está sendo usado como terminal.

Quase todos os aplicativos do sistema X11 podem ter suas configurações default modificadas através de entradas com uma sintaxe específica num arquivo chamado .Xresources na raiz da sua conta. A sintaxe e os detalhes relativos a nomes de variáveis e seus significados podem ser encontrados nas páginas de manual dos aplicativos, em uma sessão que em geral tem o nome de ``resources''. Outro sub-sistema que provê extensa configurabilidade é o sistema de administração de janelas fvwm. Em vez de ser configurado por um único arquivo ele é configurado por uma coleção de arquivos que devem ser colocados dentro de um diretório chamado .fvwm/ na raiz da sua conta.

Se você quiser começar a examinar estas possibilidades e a brincar um pouco com as configurações da sua conta, a estratégia certa é achar um colega que já tenha um arquivo ou conjunto de arquivos cujo efeito seja agradável para o seu gosto pessoal, copiar o arquivo ou os arquivos para a sua conta e modificá-los aos poucos na base de tentativa e erro para ir verificando o efeito de cada parte e escolhendo o que lhe agrada mais. É claro que não custa nada fazer perguntas aos colegas que já têm mais experiência com este jogo. Este é um caso em que se aplica a máxima de que ``quem tem boca vai ao Linux''.


next up previous
Up: FMA 215 Aula 5: Previous: Uma Lista de Comandos