next up previous
Next: Tarefas Up: FMA 215 Aula 5: Previous: FMA 215 Aula 5:

Alguns Conceitos Relevantes

Esta aula versa sobre o uso do sistema de janelas X11 como um sistema de janelas local em sua máquina, aquela cujo monitor gráfico você está utilizando. Ela ignora completamente o fato de que a sua máquina pode fazer parte de uma rede, bem como a capacidade do sistema X11 de utilizar esta rede. Vamos examinar a forma de operação deste sistema de janelas, bem como algumas utilidades do sistema X11 que servem para mudar algumas de suas características de acordo com o seu gosto pessoal.

Janelas:
janelas são áreas retangulares dentro da área de display do seu monitor, dentro de cada uma das quais está rodando algum programa ou aplicativo do sistema. O tamanho e posição de cada janela pode ser definido durante a criação da janela e modificado posteriormente. As janelas podem se sobrepor umas às outras, ficando algumas na frente e outras atrás, parcial ou totalmente encobertas pelas janelas que estão à sua frente. Em um sistema verdadeiramente multi-tasking como o Linux todas as janelas podem estar verdadeiramente ativas, cada uma rodando o seu programa ou aplicativo, ao mesmo tempo.

Window Manager:
o programa de administração de janelas ou ``window manager'' é um programa separado, que facilita a sua interação com as janelas. Existem muitos destes programas, cada um com as suas próprias características e os seus próprios estilos. Em geral eles colocam decorações nas janelas, tais como uma barra superior, bordas e cantos, através dos quais pode-se manipular a posição e o tamanho das janelas. Também é possível iconizar as janelas, que deixam de ser mostradas completas e transformam-se em pequenos símbolos gráficos na tela, os ícones. Alguns window managers criam na tela algumas janelas especiais com funções ligadas à própria administração de janelas, tais como uma caixa ou administrador de ícones e uma barra de botões que iniciam aplicativos através de ``clicks'' do mouse.

Mouse, Teclado e Foco:
enquanto o teclado pode ser utilizado para introduzir em cada janela o ``input'' do usuário, por exemplo em janelas que contenham terminais e editores de texto, o cursor gráfico do sistema X11, conhecido como o ``mouse'', serve para manipular janelas, para mudar as suas características, bem como para ativar menus e botões que iniciam aplicativos. Posto que o mesmo teclado tem de ser utilizado como input para várias janelas diferentes, existe o conceito de foco, que é a associação do teclado a uma determinada janela. Esta associação é, em geral, feita com o uso do mouse. A janela selecionada para o foco é, em geral, marcada com cores diferentes pelo window manager. Observe que as outras janelas continuam ativas, mostrando o output dos programas que estiverem rodando nelas, o foco controla apenas o sistema de input a partir do teclado.

Configurabilidade:
uma das características básicas, tanto do sistema X11 como um todo quanto da maior parte dos gerenciadores de janelas, é um alto grau de configurabilidade por parte do usuário. Isto permite que cada um customize tanto a aparência quanto a operação do sistema de janelas a seu gosto, para seu maior conforto. Se isto é um dos grandes pontos positivos do sistema, é também a origem de uma das grandes dificuldades que aparecem na época do aprendizado, pois é impossível prever como estará configurado um sistema de janelas que o aluno venha a utilizar em suas atividades de aprendizado. Nesta aula vamos assumir que o sistema de gerenciamento de janelas utilizado seja o fvwm, configurado como o da sala Pró-Aluno. Observe que há duas versões deste software, muito parecidas uma com a outra, chamadas fvwm1 e fvwm2, sendo o nome fvwm atribuído àquela que for o default do sistema, em geral o fvwm2 nos dias de hoje. Enquanto a maior parte dos conceitos básicos e modos básicos de operação de todos os sistemas de janelas são muito parecidos, muitos dos detalhes podem variar bastante.


next up previous
Next: Tarefas Up: FMA 215 Aula 5: Previous: FMA 215 Aula 5: