next up previous
Up: FMA 215 Aula 3: Previous: Uma Lista de Comandos

Arquivos de Configuração

Alguns dos comandos utilizados nesta apostila têm o seu comportamento afetado pelos arquivos de configuração da ``shell'' que você está usando, que se chama tcsh. Estes arquivos são muito importantes para a configuração do seu ambiente de trabalho dentro do sistema, que chamamos de ``ambiente de usuário''. Eles serão examinados em maiores detalhes mais tarde. Por ora, apenas dê uma olhada neles. Tome muito cuidado para não danificá-los ou deletá-los, pois neste caso o seu ambiente de usuário deixará de funcionar e sua vida dentro do sistema ficará muito difícil, a não ser que você já seja um usuário muito experiente.

Há dois arquivos de configuração principais da tcsh, um chamado .login, que é executado uma única vez quando você entra no sistema, outro chamado .cshrc (ou .tcshrc) que é executado cada vez que uma nova shell é iniciada. O que você vê como resultado da execução do comando env está definido basicamente em .login, enquanto o que mostram os comandos set e alias está definido de forma geral em .cshrc.

Se você der uma olhada nos arquivos .login e .cshrc da sua conta, você verá que de fato eles estão praticamente vazios. Na verdade tudo que contêm são chamadas para outros arquivos que mantemos no sistema, os quais definem um ambiente de usuários padronizado. É desta forma que implementamos no sistema um ambiente padrão para os usuários, que pode facilmente ser mantido de forma centralizada, sem negar aos usuários a possibilidade de se desligarem deste sistema centralizado e de passar a definir e manter suas próprias configurações de ambiente de usuários. Mais tarde veremos como se pode fazer isto.

Uma Lista de Comandos Básicos

cat <arquivo>
: mostra o conteúdo do arquivo.

cd <diretório>
: muda para o diretório; sem argumentos, vai para o diretório-home do usuário.

clear
: limpa a tela.

cp <arquivo> <novo-arquivo>
: copia o arquivo, criando um novo arquivo.

date
: mostra a data e a hora.

df
: mostra os filesystems disponíveis, ou seja, que estão montados no sistema.

echo <string>
: ecoa o string de caracteres na tela; é um comando built-in da shell.

env
: mostra as variáveis de ambiente da sua sessão; é um comando built-in da shell.

exit
: termina a sessão, ou seja, a shell; é um comando built-in da shell.

file <arquivo>
: mostra o tipo do arquivo.

history
: mostra a lista de comandos executados; é um comando built-in da shell.

ln [-s] <arquivo> <novo-nome>
: sem opções, faz um novo ``hard link'' para o arquivo, ou seja, define um novo nome para ele na estrutura do filesystem; com a opção -s faz um novo ``soft link'' para o arquivo, ou seja, define um novo nome para ele, criando um novo arquivo que ``aponta'' para o antigo.

ls [-a] [-l] [<diretório ou arquivo>]
: lista o arquivo ou os arquivos do diretório; sem argumentos, usa o diretório onde você está; com a opção -a mostra todos os arquivos do diretório, incluindo os arquivos especiais e demais arquivos ``escondidos''; com a opção -l mostra informações mais completas sobre o arquivo ou arquivos, incluindo o tipo de arquivo (em termos da estrutura do filesystem, não do tipo de conteúdo), controle de acesso, número de links, ownership, tamanho, data e nome do arquivo; as ações das chaves -a e -l podem ser combinadas; aqui está um exemplo:

-rw-rw-r--  1 delyra  delyra  12 May  1 11:54   teste.txt
tuuugggooo  l user    group   s  time_and_date  name

man <nome-de-comando>
: mostra a página do manual do comando; para sair, basta digitar a letra q (de ``quit'').

mkdir <diretório>
: se o nome dado como argumento não contém o caracter /, cria um diretório que passa a ser um sub-diretório do diretório onde você está.

mv <arquivo> <novo-nome ou diretório>
: muda o nome de um arquivo ou movimenta o arquivo para dentro do diretório.

ps [a][u][x]
: mostra processos que estão rodando no sistema; sem opções, mostra apenas os processos do usuário que estão conectados a um terminal; a opção a inclui os processos de outros usuários; a opção u faz com que o comando mostre o usuário ao qual pertence cada processo; a opção x inclui os processos que não estejam conectados a um terminal.

rm <arquivo>
: remove o arquivo.

rmdir <diretório>
: deleta um diretório, desde que ele esteja vazio, ou seja, que não existam arquivos dentro dele.

set [<variável>] [= (<valor>...<valor>)]
: sem argumentos, mostra todas as variáveis definidas na sua shell; com argumentos, atribui os valores a cada uma das palavras (words) da variável; se só houver um valor pode-se omitir os parêntesis; é um comando built-in da shell tcsh.

touch <arquivo>
: cria um arquivo vazio.

w
: mostra quem está logado no sistema.


next up previous
Up: FMA 215 Aula 3: Previous: Uma Lista de Comandos