next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 2: Previous: Listas de Email

Tarefas

Um dos erros mais comuns dos alunos que se iniciam no uso do correio eletrônico através da sala Pró-Aluno é entrar em suas contas em uma das máquinas da sala e rodar imediatamente o comando pine. Quando se faz isto está-se olhando o mail numa máquina que não tem serviço de mail: a máquina da sala pró-aluno onde se vez um login. É necessário lembrar que o serviço de mail é um serviço de rede mantido no servidor socrates e que é necessário entrar no servidor para utilizá-lo. Nas tarefas abaixo vamos explicar como isto pode ser feito.

  1. Entre em sua conta Linux em uma das máquinas da sala Pró-Aluno, usando o seu username e a sua password. Alternativamente, entre em sua conta em algum outro sistema ao qual tenha acesso no Instituto ou mesmo na USP. Você pode usar tanto o sistema de janelas X11 quanto um simples terminal de caracteres.

  2. A partir da seção que iniciou nesta máquina, faça um login remoto no sistema socrates.if.usp.br, usando o comando

    telnet socrates.if.usp.br

    ou o comando

    rlogin socrates.if.usp.br

    ou ainda o comando

    ssh socrates.if.usp.br

    Em qualquer caso você provavelmente terá de digitar de novo o seu username e a sua password; caso o login falhe da primeira vez continue tentando, digitando seu username no prompt de ``login'' e a sua senha no prompt de ``password''. Você estará iniciando uma seção interativa remota no servidor socrates. Sempre que for utilizar o serviço de correio eletrônico do projeto Sócrates, você terá de entrar primeiro no servidor socrates de alguma forma.

  3. Uma vez no servidor socrates rode o programa pine, simplesmente digitando o nome do programa na linha de comando e apertando em seguida a tecla [Enter], que é sempre a forma de fazer com que a shell execute o comando que você digitou. O programa pine é uma interface de correio eletrônico, um programa que também é denominado de ``cliente'' de email. Aparecerá uma tela de entrada do programa dentro do terminal no qual você o tiver executado.

  4. Examine esta tela de entrada com atenção, há menus e instruções de uso. Você pode passar de um ítem para outro dos menus com as teclas de cursor (aquelas marcadas com pequenas setas) e pode entrar num ítem digitando [Enter] depois de ter colocado o cursor sobre o ítem. Utilize a tecla L para ir para o menu ``Folder List'' que dá a lista das suas pastas ou folders de email. Deve haver lá dois ou três folders básicos, incluindo um chamado INBOX, que contem novas mensagens que tenham chegado para você.

  5. Verifique se há alguma mensagem nova selecionando este folder e entrando nele com a tecla [Enter]. Caso haja mais de uma mensagem, você pode passar de uma para a outra com as teclas de cursor e pode ler uma delas selecionando-a e digitando [Enter]. Leia as mensagens que tiverem chegado para você. Para voltar para a lista de mensagens do folder onde está basta digitar a tecla I. Para voltar para a lista de folders basta digitar a tecla L. Para voltar para o menu de entrada do programa basta digitar M. Todos estes comandos estão listados nas duas linhas que aparecem ao pé da sua janela. Como você vê, não é difícil usar este programa.

  6. Vamos agora nos preocupar em verificar que o sistema de email está mesmo funcionando para você. Para este fim você vai tentar enviar uma mensagem para você mesmo. Para fazer isto utilize o comando ``compose'' do pine, que pode ser ativado através da tecla C. Aparecerá uma nova tela, na qual a sua primeira tarefa será digitar no prompt ``To:'' o endereço para o qual a mensagem deve ser enviada. Digite o seu próprio endereço no sistema socrates, que é da forma

    <username>@socrates.if.usp.br

    onde você deve, é claro, substituir o seu próprio username, o mesmo que utilizou no processo de login para se identificar dentro do sistema.

    Em seguida use as teclas de cursor para ir até o prompt ``Subject:'' e digite lá uma descrição muito sucinta do assunto da mensagem. Você deve sempre colocar alguma coisa no subject, para que o recipiente da mensagem saiba do que se trata ao olhar a lista de mensagens que recebeu. Em nosso caso aqui basta você digitar ``teste'' ou algo equivalente. Não use acentos ou cedilha no subject.

    Em seguida use as teclas de cursor para ir até o corpo da mensagem. Você estará usando um editor muito simples chamado pico para digitar o conteúdo da sua mensagem. É possível configurar o pine para usar outros editores mais sofisticados, mas por enquanto o pico será satisfatório. Para enviar a mensagem digite a combinação de teclas [Ctrl]-X. Lembre-se de que todos os comandos do programa estão explicados nas duas linhas ao pé da janela.

  7. Pode levar alguns segundos ou até um minuto para que a mensagem que você enviou para você mesmo chegue de volta para você. Vá para a lista de folders digitando L, entre no folder INBOX e espere que ela chegue. Quando ela chegar o terminal emitirá um ``beep'' e a mensagem aparecerá na lista de mensagens, marcada como nova, ainda não lida. Selecione e leia a mensagem, para verificar que ela chegou corretamente.

  8. Experimente trocar mensagens com um(a) colega que também esteja na sala Pró-Aluno. Para enviar a mensagem para a/o colega basta trocar o seu username pelo username da/o colega na linha de endereçamento. Envie uma mensagem para ela/e e peça a ela/e que envie uma mensagem para você. Você pode responder a uma mensagem, enviando de volta ao remetente outra mensagem, usando o comando ``reply'' enquanto a mensagem que recebeu está sendo lida. Para fazer isto basta digitar R. Você poderá escolher ou não incluir na sua resposta uma cópia da mensagem que recebeu. Isto em geral é uma boa idéia, desde que a mensagem não acabe ficando muito longa.

    ATENÇÃO: é necessário muito cuidado ao se responder com ``reply'' uma mensagem recebida de uma lista de email. Este comando preenche automaticamente o campo de endereçamento da resposta e, em geral, a resposta acaba indo para a lista e sendo, portanto, distribuída para todos os participantes da lista. Muitas vezes é isto mesmo que deve acontecer, mas às vezes você pode querer responder só para a pessoa que mandou a mensagem para a lista, não para a lista toda. Neste caso é necessário atentar para a linha de endereçamento e fazer as mudanças apropriadas para evitar, por exemplo, o embaraço de ter informações de caráter pessoal circuladas publicamente.

  9. Você pode movimentar as mensagens que recebeu para folders de sua escolha usando o comando ``save'', que é ativado pela tecla S enquanto a mensagem está selecionada. Experimente fazer isto, criando assim alguns folders. Comece também a pensar em algum sistema que lhe agrade para organizar no futuro as mensagens que receberá.

  10. Você pode marcar uma mensagem para deleção por ocasião da sua saída do programa, usando a tecla D. Experimente deletar alguma mensagem sem importância como, por exemplo, a mensagem de teste que enviou para si mesmo. Observe que a mensagem não é deletada imediatamente, apenas marcada para deleção. A deleção acontece quando você sai do programa, com o uso da tecla Q. Em geral ele solicitará confirmação da deleção das mensagens. Experimente sair do programa para ver o que acontece.

  11. Entre novamente no pine e examine o seu folder INBOX para verificar se há alguma mensagem da lista fma215-p02. Se houver, isto mostra que você está cadastrada/o na lista. Se não houver, experimente enviar para a lista uma mensagem de teste como a que enviou anteriormente para você mesmo, usando o endereço

    fma215-p02@euclides.if.usp.br

    Espere um pouco e verifique se você recebe a mensagem distribuída pela lista. Se receber, você saberá que está cadastrada/o na lista. Se em vez disso receber uma mensagem de erro do sistema de mail dizendo que não foi possível enviar a mensagem, você não está cadastrada/o na lista. Neste caso comunique este fato ao seu instrutor para que possamos corrigir a situação.

    Atenção: observe que em geral não é bom procedimento enviar mensagens de teste para listas de correio eletrônico mas, dado o caráter didático e a importância do seu cadastramento correto no caso da lista de sua turma nesta disciplina, vamos abrir uma exceção. Em qualquer caso, certifique-se de que sua mensagem seja extremamente curta e que esteja marcada claramente como um teste na linha de ``subject''.

  12. Saia do pine usando a tecla Q e, em seguida, saia de sua seção no socrates usando os comandos logout ou exit. Não se esqueça de sair também de sua seção na máquina a partir da qual acessou o sistema socrates, usando estes mesmos comandos. Lembre-se de nunca deixar uma seção sua aberta em uma máquina localizada em uma sala pública.

    Habitue-se a verificar o seu mail no socrates todo dia, de forma rotineira. É importante ficar de olho na lista de nossa disciplina, pois é através dela que uma grande parte da comunicação entre nós acontecerá. Em particular, lembre-se de que todos os avisos relativos ao curso serão circulados nesta lista.

Uma observação final: caso você já tenha uma conta de mail em algum lugar e não queira ter de ficar verificando todo dia sua conta de mail no Sócrates, você pode redirecionar o seu mail do Sócrates para esta outra conta. Para fazer isto basta usar algum editor de texto (você vai ter de descobrir como fazer isto) para criar um arquivo chamado .qmail na raiz da sua conta no servidor socrates.if.usp.br, cujo conteúdo deve ser uma única linha contendo algo como

SPMamp;<username>@<host>.<subnet>.<net>

ou seja, o seu endereço nesta outra conta de mail. Certifique-se entretanto de que esta sua conta de mail permaneça sempre em funcionamento correto, pois caso contrário você deixará de receber o tráfego de mail da nossa disciplina. Se em algum momento você quiser eliminar este redirecionamento de mail, basta remover ou mudar o nome do arquivo .qmail. Além disso, caso você mude de uma conta de mail para outra, não se esqueça de fazer a necessária manutenção no conteúdo deste arquivo.


next up previous
Next: Uma Lista de Comandos Up: FMA 215 Aula 2: Previous: Listas de Email