next up previous
Next: Listas de Email Up: FMA 215 Aula 2: Previous: FMA 215 Aula 2:

Comunicar é Preciso

No uso da informática moderna os aspectos relativos à comunicação, ou seja, ao transporte da informação, são tão importantes quanto aqueles relativos à computação, ou seja, à manipulação da informação. A informática moderna permite muitos tipos de comunicação, incluindo modos interativos ou síncronos, nos quais as pessoas envolvidas no processo trocam informações interativamente em tempo real, bem como modos ``batch'' ou assíncronos, através de mensagens, que têm a vantagem de não exigir a presença simultânea ao computador das partes envolvidas. Como exemplos de modos síncronos podemos citar o programa ``talk'', que você irá aprender a usar, bem como a telefonia com o transporte de voz pela rede, que infelizmente ainda não é suportada pela nossa atual infra-estrutura no Instituto, mas que poderá vir a ser no futuro.

Um exemplo muito importante de comunicação assíncrona é o sistema de correio eletrônico. Você precisa aprender a usar minimalmente um cliente ou interface de correio eletrônico, pois é através do correio eletrônico que acontecerá boa parte da comunicação entre instrutores e alunos nesta disciplina. O sistema de correio eletrônico é um sistema de passagem de mensagens entre usuários, seja entre usuários de um mesmo sistema, seja entre usuários de sistemas diferentes. O servidor do projeto Sócrates é um servidor de correio eletrônico e é através de sua conta nele que você poderá receber e enviar as suas mensagens. Para fazer isto você deve entrar no servidor socrates.if.usp.br e, uma vez nele, deve rodar o programa pine. O acesso ao servidor pode ser feito a partir de uma das máquinas da sala Pró-Aluno ou a partir de qualquer outro sistema que esteja na Internet e que esteja autorizado a se conectar com o socrates.

Há vários clientes de correio eletrônico instalados no socrates, todos eles fazem essencialmente as mesmas coisas mas o estilo e modo de operação de cada um é diferente dos demais. Vamos adotar aqui o programa pine para este fim, recomendando fortemente que você faça isto para começar. Mais tarde, quando já estiver ``craque'' no uso do sistema, você poderá experimentar os outros programas disponíveis e adotar aquele de que gostar mais, mas por enquanto fiquemos com o pine. Trata-se de um cliente de mail que funciona em modo de caracteres, de forma bem simples, intuitiva e auto-explicativa, além de estar disponível não só no Linux mas em outros sistemas operacionais muito comuns por aí. Ele pode ser rodado tanto dentro de uma janela de terminal no sistema gráfico de janelas X11 quanto num terminal de caracteres no console da máquina. É um programa bastante completo, que permite que você receba, envie, apague ou armazene mensagens de forma bem organizada, em pastas ou ``folders''.


next up previous
Next: Listas de Email Up: FMA 215 Aula 2: Previous: FMA 215 Aula 2: