Nesta apostila inicial vamos falar sobre as condições iniciais que o aluno deve estabelecer para que possa de fato cursar a disciplina. Esta é uma disciplina sobre informática que é ministrada desde o início através de meios informáticos, de forma que agora no início temos um problema do tipo o-ovo-ou-a-galinha: você precisa saber informática para poder fazer a disciplina na qual você aprenderá a informática que precisa saber para poder fazer a disciplina na qual você aprenderá a informática...
Nos meios informáticos este problema também é conhecido como o problema do ``bootstrap'': imagine alguém tentando alçar a si mesmo pelos ares puxando os cordões das próprias botas. É o que acontece quando queremos iniciar o sistema operacional em um computador e por isto é que dizemos que vamos dar o ``boot'' ou que vamos fazer um ``reboot'' num computador. O sistema operacional é um programa através do qual você pode rodar programas num computador, nos levando de novo para o ovo e a galinha.
Muito bem, o objetivo desta apostila é dar o ``boot'' em você nesta disciplina. Agora no começo a coisa toda vai ser meio áspera e cheia de solavancos para você mas, se tudo der certo, você sairá dela rodando de forma suave e eficiente, usando toda a informática de forma automática e transparente enquanto se dedica a pensar em coisas mais importantes nas quais estará aplicando esta tecnologia. Além disso, depois das angústias iniciais, espero que você vá se divertir um bocado nesta disciplina!